segunda-feira, 10 de novembro de 2008

OS NOSSOS PRODUTOS - MATÉRIAS PRIMAS 100% NATURAIS

Trabalhamos com as marcas Natura Pura, Tender blue, Bobux e Sabão à Barra e Fraldas Reutilizáveis


A NaturaPura trabalha com produtos têxteis verdadeiramente naturais pois exclui da sua produção elementos químicos e substâncias nocivas – pesticidas, fertilizantes, tingimentos – geralmente utilizados na produção têxtil tradicional, usando apenas matérias-primas 100% naturais. O objectivo da marca é oferecer uma verdadeira alternativa ecológica em têxteis lar e em vestuário de bebé dos 0 aos 24 meses. Desta forma, promove-se o desenvolvimento sustentado do planeta, protegendo o meio ambiente. Salienta-se também que a marca é certificada pelo eco-label.





A TenderBlue é uma colecção artesanal e personalizada, com edição limitada. Esta baseia-se na qualidade, mas também com algum sentido "fashion", e que ao mesmo tempo transmite o carinho tão evidente das roupas de bebé que as mães e avós de outrora tricotavam mas que vai de encontro às necessidades de conforto dos bebés de hoje








A Bobux tem um conceito inovador em sapatos para bebé e criança. A filosofia da marca gira em torno de modelos de cores vivas, à base de água, e desenhos com os quais a criança se identifica. As suas solas não-escorregadias ajudam o bebé nos seus primeiros passos. São aquilo que pode haver de mais confortável para o bebé. O seu cabedal genuíno aquece os pés no Inverno e mantém-los frescos no Verão. Evita a transpiração, ao contrário de materiais sintéticos, e é seguro caso o bebé meta o sapato na boca. Este cabedal, especialmente preparado por Bobux e livre de crómio (vi), não é abrasivo e permite que o sapato seja calçado sem meias, adaptando-se aos pés do bebé e deixando-os crescer sem restrições. Os sapatos têm ainda um sistema original de elástico à volta do tornozelo, que permite um calçado fácil e evita que caiam. Não têm atacadores onde se possa tropeçar.










Sabão à Barra é uma gama de produtos cosméticos naturais com especial ênfase nos sabonetes fabricados por método artesanal. Todos os aromas são conseguidos a partir de essências naturais, exclusivamente de origem vegetal. A cor também provém de produtos vegetais, desde o limão e o alecrim a outros mais exóticos como a canela, o açafrão, o gengibre e alguns chás. Através do uso de matérias primas de primeira qualidade, sem recorrer a gorduras animais e a químicos desnecessários, desenvolve cosméticos naturais e embalados em materiais recicláveis, seguindo uma filosofia inspirada na Natureza e respeitadora do ambiente.



FRALDAS REUTILIZÁVEIS

Matéria utilizada: Bamboo WHANGEE,


O bamboo WHANGEE, como todos os bamboos é uma erva. Cresce naturalmente
a várias altitudes desde 0 a 2400metros. Não necessita de muita água, não
necessita de pesticidas nem fertilizantes, nem de cultura agrícola. Cresce por si
próprio em qualquer tipo de solo. Contribui para suster os solos, com a sua enorme
capacidade de crescimento.


O bamboo produz cerca de 35% mais oxigénio do que as árvores e absorve maiores
quantidades de CO2. Por exemplo, 1 hectar de bamboo consome 62ton de CO2
por ano, enquanto que 1 hectar de floresta jovem consome 15ton de CO2 por ano.


O bamboo WHANGEE pode ser colhido a cada 48meses.
A maior parte dos países asiáticos estão agora a proteger as suas fontes de bamboo, cuidando da sua diversidade e quantidade. O Bamboo tornou-se estratégico.


A fibra de bamboo é naturalmente antibacteriana

O bamboo é amigo do ambiente e biodegradável

O bamboo é respirável e fresco

Uso:

As fraldas reutilizáveis são muito similares, na forma de usar, às descartáveis, com algumas pequenas diferenças.

• Estenda a capa com o exterior virado para baixo
• Insira a fralda na capa
• Coloque a lingueta dentro da fralda
• Coloque o papel para os sólidos por cima da lingueta; dobre-o em 2 ou 3
• Coloque a fralda no bebé (tal como uma descartável) e ajuste na cintura com o fecho de velcro
• Feche a capa e ajuste

Todos os bebés são diferentes…pode adaptar este método às necessidades do seu bebé. Não é sempre necessário usar a capa exterior e a lingueta. Em muitos casos uma fralda e o papel para sólidos serão suficientes para uso durante o dia.

Cuidados a ter:

Para tornar as fibras do bamboo (ou teddy) totalmente absorventes, todas as fraldas e linguetas devem ser lavadas pelo menos 3 vezes antes de usar.

Após o uso, as capas, fraldas e linguetas sujas podem ser simplesmente enxaguadas em água ou colocadas no balde e mais tarde lavadas à máquina entre 40 e 60ºC.

As folhas para os sólidos são biodegradáveis e portanto podem ser deitadas na sanita ou no compostor.


Não passar a ferro!
Nunca usar lixívia!
Nunca usar amaciador!
Porquê? Porque diminuem a capacidade de absorção dos tecidos.
Não lavar a seco

Lavagem das Fraldas (todos os tipos):

Pode optar por lavar de 2 em 2 ou 3 em 3 dias e pode ainda colocar as fraldas a lavar juntamente com a roupa branca de algodão (lençóis e toalhas) para não gastar mais água do que o que já gastaria antes.

Não gasta energia em ferro pois as fraldas de nova geração não precisam nem podem ser passadas a ferro!

O processo de uso é na realidade muito simples:

Ao mudar a fralda, deita o papel com os sólidos na sanita e coloca a fralda usada no balde das fraldas (comum balde com tampa).
Pode tê-las secas ou em água, como preferir.


Na gaveta do detergente, no lugar do amaciador pode pôr um pouco de vinagre branco e/ou umas gotas de óleo essencial de árvore-de-chá ou alfazema.
Se optar por colocar água no balde, poderá colocar os óleos essenciais na água do balde e apenas o vinagre na máquina.

Não poderá usar amaciador! O amaciador prejudica a capacidade de absorção dos tecidos!
Há pais que colocam as fraldas primeiro num ciclo curto com água fria, para retirar restos de xixi ou cocó e depois então fazem a lavagem com água quente, enquanto que há outros que já passam a fralda por água antes de a colocar no balde. Quanto a temperaturas, pode lavar entre 40º e 60ºC.

No caso das fraldas de bamboo, se colocar um ciclo de centrifugação mais longo, elas secarão mais rapidamente. Quanto à secagem, podem ir à máquina de secar a baixa temperatura, embora o melhor seja secarem ao sol. Para secarem mais rapidamente na máquina, coloque-as juntamente com uma toalha de algodão.

Quando as tirar da máquina, dobre-as e estão prontas a usar.
Quando começar a usar criará os seus próprios rituais e as formas de tratamento e lavagem que mais se adequam a si. Irá constatar que se tornará um processo bastante simples e rotineiro:

Em média, a muda de fralda faz-se a cada 4 horas.

4 comentários:

Anónimo disse...

Boa ideia!
Agora falta aqui umas imagens dos produtos ;)

Dília

João Soares disse...

Parabéns por esta eco-iniciativa.
Se um dia fôr a Aveiro irei fazer-vos uma visita e compras.
Um abraço

Fatinha disse...

Não quero deixar de salientar a importância e o interesse destes produtos amigos do ambiente. Acho que as pessoas os devem experimentar, pois além de serem ecológicos , não são tão caros como as pessoas pensam.
É só verificar "in loco".

Anónimo disse...

parabéns pela iniciativa e pelos produtos muito interessantes. uso as fraldas de bamboo e são um encanto. para além de serem super macias e práticas, são realmente amigas do ambiente! as roupinhas de algodão biológico também se revelaram uma escolha muito acertada, aconselho vivamente!